segunda-feira, 21 de setembro de 2009

MEMORIAL EVARISTO LUIZ LUDWIG

GESTAR II – BLUMENAU – SC

MEMORIAL – EVARISTO LUIZ LUDWIG


EU E EU


Meu pai sempre foi professor e por isso desde pequeno acompanhava as atividades escolares junto com ele. Quando comecei a 1ª série do primário, lembro da professora que me alfabetizou, chamava-se Rosa Martini. Na 4ª série, tive aulas com meu pai, o que não foi muito agradável. Sempre tinha que fazer tudo para agradar porque além de ser pai era professor e por isso era mais cobrado.
Naquela época, biblioteca praticamente não existia. Era uma escola pequena e, livros apenas um ou outro que se usava na sala de aula como textos em Língua Portuguesa.
Quando fui para a 5ª série, estudei no seminário, o que me marcou muito, pois tive que sair de casa com 11 anos de idade. Foi muito sofrido, a saudade da família era grande. Porém, aprendi muito, a biblioteca era muito boa, muitos livros de literatura, gibis, enciclopédias e outros. Eu adorava, lia muito. Foi muito marcante também porque aprendi a me virar sozinho.
Depois da 8ª série, saí do seminário e fui fazer o Ensino Médio. Sofri muito com as disciplinas de Química e Física, não entendia muito as fórmulas e passei de ano com notas baixas nestas disciplinas. No 2º ano do Ensino Médio, optei por fazer o Magistério e entrei numa turma em que só havia mulheres, não foi fácil, pois eu era muito tímido. O que mais me marcou neste curso foram as primeiras aulas como estagiário, sendo assistido pelas professoras de didática e da turma. Não é fácil ser avaliado pelos outros.
Terminado o Magistério comecei a dar aulas na escola em que meu pai agora era diretor. Trabalhei seis anos com 3ª e 4ª séries do primário. Enquanto isto, durante as férias, fiz a faculdade de Letras em Chapecó. Mais tarde consegui acessar de 5ª a 8ª séries dando aulas de Língua Portuguesa.
Hoje já são quase 27 anos de magistério. Muita coisa mudou. O que mais me encanta são as novas tecnologias que surgem a cada dia e fazem a vida ficar mais fascinante. Pena que nossas escolas ainda não acompanham este avanço com a rapidez que deveriam e acabam desestimulando nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário